Caros Amigos,
Hoje adicionei um excerto sobre o Inspector Frederico de Souza ao
site do livro ( www.correiodearc.wix.com/terra ),
UM QUASE CONTO
POUCO EDIFICANTE:
ADMIRÁVEL JORNALISMO NOVO
Quando Lorenzo emergiu
das turbulentas águas do Arno, já o corpo da infortunada mulher repousa no chão
da Ponte Vecchio, para
mórbida admiração de quem por ali passava.
Lorenzo foi o último mergulhador
a subir para terra, talvez pelo pequeno busto que segura numa das mãos.
- Parece mesmo uma das máscaras
mortuárias de Varezzi – comenta o colega Guido, observando longamente o
mudo grito de um velho cego esculpido em pedra.
Paolo, que
por acaso acorrera ao ajuntamento na Ponte
Vecchio, tirou em menos de um
minuto oito fotografias do Lorenzo, do busto e da infortunada mulher.
Enviou por SMS as oito fotografias ao amigo Riccardo que trabalha no
Corriere de La Sera. Escreveu: mergulhadores
encontram busto atribuído a Varezzi enquanto resgatavam um corpo do Arno .
Ao mesmo tempo que
Riccardo termina em tempo record a notícia da maravilhosa descoberta
Florentina, Thomas Boyle, o curador do MET de Nova Yorque solta um palavrão por
ser acordado tão cedo. O excitado Andrew Tyler, o amigo que tem no Post,
pede-lhe um comentário urgente sobre o grito do velho cego, a obra prima de
Varezzi, hoje miraculosamente resgatada das águas do Arno, perto da Ponte Vecchio.
Enquanto a ambulância
transporta para a morgue do Ospedale
di Santa Maria Nuova o
Lorenzo, os colegas e o corpo da infortunada mulher, as redacções dos
principais jornais exultam com a maravilhosa descoberta italiana, e as
respectivas edições on line estão repletas das fotografias tiradas pelo
smartphone do Paolo. Apesar da qualidade digital não ser a melhor, o Photoshop
operou milagres e o busto com o grito do velho cego resplandece em tudo o que é
jornal.
A notícia da descoberta
de uma escultura de Varezzi propagou-se rapidamente como fogo em palha seca,
deixando o mundo das artes e da cultura
num imenso delírio onde o êxtase se mistura com o stress imposto pelo timing da
notícia. As edições digitais dos principais
jornais não poupam nos elogios à scoperta
fantástica e as notícias valsam doidamente em bytes,
chips, motherbords e outras maravilhas da ciência, competindo entre si numa
superlativa orgia literária.
Nas palavras do
conservador Guardian, o
admirável grito do velho cego viu finalmente a luz, para gaudio de todos nós;
Já o francês Le Monde foi
mais parco em palavras, mas ainda assim sublinhou a importância da descoberta, elogiando o grito do velho cego é sem dúvida a obra mais representativa do génio
maior do renascimento, aquela que melhor
resume toda a alma de Varezzi.
O
Corriere de la Serra alucinou e numa overdose de alegria patriótica escreveu
que último fôlego de Varezzi,o grito
do velho cego, uma dádiva do eterno Arno para a humanidade,
O alemão Die Zeit é menos
eloquente e limita-se a aclamar o genial
trabalho de Varezzi incorporando toda a dor do mundo no silencioso grito do
velho cego.
O Lorenzo ajudou os
funcionários a colocar o corpo da pobre mulher numa fria bancada da morgue.
Está longe de imaginar que neste preciso momento trava-se uma renhida batalha entre o nova iorquino MET, o
inglês VA e o recém aberto Louvre em Abu Dhabi; todos querem ser os
primeiros a exibir o que um crítico de arte há minutos apelidou de “a oitava
maravilha do mundo, a par da estátua de Zeus, do Colosso de Rodes ou da
pirâmide de Quéops”.
Quando Lorenzo chega à
sala de descanso do pessoal começa a retirar o busto que resgatou das águas do
Arno.
Todos os seus colegas
olham atentamente para a televisão.
O Ministro da Cultura
reluz no pequeno ecrã. Está ladeado pela
mais fina intelligentsia cultural italiana, enquanto explica ao
mundo a importância deste achado. O
Ministro transborda de orgulho pela a recente descoberta, pelo Varezzi, pela
Itália e, principalmente, por si próprio.
Logo o ecrã se encheu com
uma das fotografias tiradas no smartphone do Paolo, agora cuidadosamente retocada em fotoshop.
- A tua estatueta é mesmo parecida
à da televisão – diz um colega a olhar para o busto do Lorenzo.
- Quem me dera – ri-se o Lorenzo – esta aqui
tem uma inscrição dentro da boca do velho.
Curiosos, os colegas
olham para a boca do velho cego.
Dentro da cavidade bucal
está efectivamente uma pequena etiqueta com um código de barras:
Conhecemos o Inspector
Frederico, Fred para os amigos,
no meu anterior livro, “Uma questão de Bonecas”.
Apesar dos complicados problemas na coluna que lhe causam dores permanentes e condicionam o andar, o brilho no olhar e um sorriso muitas vezes satírico, traduzem uma inteligência viva, perspicaz e muito criativa.
Neste livro encontramo-lo reformado da Polícia Judiciária mas ainda muito ligado aos anteriores casos, principalmente a um atentado ocorrido em Sevilha. A sua intervenção no caso Sevilhano foi marginal; colaborou apenas com a polícia Espanhola. No entanto não consegue conviver com o falhanço deste caso e continua a investigar obsessivamente o horrível crime.
Quem conhece o Fred sabe que é um lutador. Um sobrevivente, como por vezes costuma dizer. Foi-me fácil imaginar a solitária missão que se impôs, a dedicação que colocou e as dificuldades que teve de superar. Contrariamente ao descrito no meu livro anterior, encontramos o Inspector Frederico depressivo com este caso que teima em ser mais forte que ele. Com o decorrer da acção, para desespero da Clara, a sua mulher, o Inspector vai-se fechando cada vez mais sobre si. A demanda , cada vez mais obsessiva, cada vez mais solitária e irracional, traduz a dimensão da derrota que o Inspector não consegue assimilar.
Apesar dos complicados problemas na coluna que lhe causam dores permanentes e condicionam o andar, o brilho no olhar e um sorriso muitas vezes satírico, traduzem uma inteligência viva, perspicaz e muito criativa.
Neste livro encontramo-lo reformado da Polícia Judiciária mas ainda muito ligado aos anteriores casos, principalmente a um atentado ocorrido em Sevilha. A sua intervenção no caso Sevilhano foi marginal; colaborou apenas com a polícia Espanhola. No entanto não consegue conviver com o falhanço deste caso e continua a investigar obsessivamente o horrível crime.
Quem conhece o Fred sabe que é um lutador. Um sobrevivente, como por vezes costuma dizer. Foi-me fácil imaginar a solitária missão que se impôs, a dedicação que colocou e as dificuldades que teve de superar. Contrariamente ao descrito no meu livro anterior, encontramos o Inspector Frederico depressivo com este caso que teima em ser mais forte que ele. Com o decorrer da acção, para desespero da Clara, a sua mulher, o Inspector vai-se fechando cada vez mais sobre si. A demanda , cada vez mais obsessiva, cada vez mais solitária e irracional, traduz a dimensão da derrota que o Inspector não consegue assimilar.
Bem sei que devia ter pedido uma fotografia ao Inspector
Frederico. A verdade é que arriscava-me
a ouvir uma nega se lhe pedisse … Daí resolvi colocar simplesmente uma
fotografia que lhe tirei. Fred, por esta
passa, ok?
Quanto à música que o retrata foi das coisas mais fáceis. Bastou
um telefonema. “Fred, qual é a música que achas que te retrata melhor?”. Ele escolheu e eu aplaudi. Solsbury Hill, do
primeiro álbum a solo de Peter Gabriel. Sem dúvida, uma excelente escolha. Vejam o video de Solsbury Hill logo a seguir a este texto.
Podem consultar a página do Inspetor Frederico
em:
http://correiodearc.wix.com/terra#!__fred
http://correiodearc.wix.com/terra#!__fred
Escrevo algo que não me canso de repetir: utilizem umas boas colunas ou uns auscultadores.
Há imensa música no site e, francamente, o som dos PCs, tablets, etc, é mau (horrível, mesmo).
Caso
gostem deste site e do que estão a ler, divulguem pelos vossos amigos. É a
única forma de um desconhecido autor chegar a um público mais vasto. Os
endereços são: www.facebook.com/terraleve ou http://terraleve.blogspot.pt/.
E pronto, amigos. Em breve estarei
aqui para vos falar sobre o Jota.
Capítulo 20
UM ANO PARA O FIM
FREDERICO DE SOUZA
LISBOA
Domingo, 20/Dez/2015, 16:00
Sente todas as vértebras da sua
martirizada coluna a protestar quando se levanta da cadeira. Vai até
ao balcão pedir dois cafés ao António só para andar um pouco. A
dor está espalhada por todo o corpo e esta mudança de tempo tem
sido um rude golpe para os seus ossos. É sempre assim, pensa
conformado. Há dias que mais parece uma estação meteorológica
ambulante. Geralmente é o primeiro a saber quando o tempo muda. Os
ossos encarregam-se de lhe dizer.
Olha para o Pedro, esquecido nas suas
recordações à frente do tabuleiro de xadrez. Não se permite ter
pena do tipo. A incessante busca da verdade que tantos dissabores
lhe tem dado, é um vício que há muito deixou de contrariar.
Não pode culpar a mulher pela falta de paciência que tem. Ainda hoje pela manhã ouviu das boas. Nem na reforma descansas, tinha-lhe atirado quando o viu imerso em recortes de jornais e memorandos do atentado em Sevilha.
Não pode culpar a mulher pela falta de paciência que tem. Ainda hoje pela manhã ouviu das boas. Nem na reforma descansas, tinha-lhe atirado quando o viu imerso em recortes de jornais e memorandos do atentado em Sevilha.
Tem uma parede do escritório forrada
com a papelada de Sevilha. Já perdeu a conta às zangas domésticas
que este mural tem causado. A Clara nem pode ver a parede forrada de
rascunhos de jornais, memorandos rabiscados apressadamente e marcas
de caneta vermelha.
Tacitamente ela não entra no quarto do
vício e quando por acaso o faz, sai de lá com os nervos em franja.
Ouviu a porta bater com um pouco de força a mais quando saiu para o
aeroporto. A cadela, farejando o stress no ar desatou a ganir,
inquieta.
É o maldito vício, pensa uma vez mais. O seu vício. Simplesmente não consegue parar e desligar-se do assunto.
É o maldito vício, pensa uma vez mais. O seu vício. Simplesmente não consegue parar e desligar-se do assunto.
Capítulo 30
UM ANO PARA O FIM
FREDERICO DE SOUZA
LISBOA
Terça feira, 22/Dez/2015, 14:30
Só de ver a imensa atividade da Clara
entre tachos e muitas panelas ficou cansado. Senta-se no sofá da
sala, pensa num copo de Jameson com duas pedrinhas de gelo, olha para
a mulher e suspira abandonando a ideia do copo, do gelo e
principalmente do whisky. Sabe que vai ser assim durante os próximos
dias e no final, apesar de imensamente feliz pela companhia dos
filhos e netos, irá sentir o protesto de cada maldito parafuso que
tem na coluna.
Prudente, evita a cozinha mais a sua
frenética ocupante e resiste à tentação de meter-se no escritório
e perder-se no mural forrado com os recortes de jornais, fotografias
e notas do atentado em Sevilha.
Dirige-se para a janela e faz uma
distraída festa na cabeça da impaciente cadela. Hoje vai ser
difícil levá-la a passear, pensa olhando para uma espessa cortina
de água que não pára de cair, ocultando a maravilhosa vista para a
baía de Cascais. Maldiz interiormente esta invernia que nem lhe
permite pegar na bicicleta e ir por aí saboreando a vida e algumas
obras primas que normalmente costumam passear no paredão. Com um
suspiro afunda-se no sofá, tentando não olhar de novo para as
garrafas de whisky que embelezam o móvel à sua frente.
Ultimamente acontece-lhe perder a
noção do tempo quando mergulha no informático mundo do facebook.
Cansado de estar dobrado sobre o computador, espreguiça-se como um
gato, alongando o mais que pode toda a região lombar. Olha para a
janela e vê que a chuva transformou-se num incerto pingar e o sol,
perfurando as grossas nuvens, ilumina aqui e ali a baía de Cascais.
Adivinhando o pensamento, a cadela
aparece à sua frente com a cauda a bater que nem um catavento louco.
Coloca a bola do passeio perto dos seus pés num claro convite à
brincadeira.
Toca o telemóvel.
- Frederico Souza...
Só há uma pessoa que teima em
chamá-lo por Frederico mas a voz que lhe surge stressada não é a
do Miguel.
- Interrompo? Desculpe telefonar-lhe
assim...
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